BCC/UFRPE no SAC 2018

O ex-aluno de BCC/UFRPE, Carlos Rodrigo Garcia, que defendeu seu TCC em agosto/2017 sob orientação do Prof. Rinaldo Lima teve um artigo aprovado no Symposium on Applied Computing (SAC) que será sediado em Pau/França entre os dias 09 e 13 de abril/2018.

O referido artigo entitulado: “Towards Coherent Single-Document Summarization: an Integer Linear Programming-based Approach” apresenta uma abordagem não-supervisionada para o problema de Sumarização Automática de Documentos. A solução proposta otimiza tanto a cobertura dos conceitos mais relevantes presentes no texto original, bem como sua coesão textual nos resumos gerados.

A pesquisa por trás deste trabalho, capitaneada pelo Prof. Rinaldo Lima, despertou o interesse do Prof. Bernard Espinasse da Universidade Aix-Marseille (França). Ambos pesquisadores planejam aperfeiçoar a solução descrita no artigo para ser aplicada no portal francês de contéudo em Ciências Humanas e Sociais, Open Edition (www.openedition.org).

O SAC (www.sigapp.org/sac/sac2018/) é um dos mais conceituados simpósios do mundo na área de Ciência da Computação classificado com Qualis A1 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES) da CAPES.